quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O socialismo de Einstein

Terminei de ler "Pensamento Político e Últimas Conclusões", coletânea de textos de Albert Einstein organizada por Mário Schenberg.

Dá uma profunda tristeza ler um dos maiores cérebros que já existiu denunciando a "campanha sistemática de calúnias por parte da imprensa ocidental" contra a União Soviética.

Em um artigo intitulado "Por Que o Socialismo?", Einstein diz:

"Estou convencido de que só há um modo de eliminar esses males tão graves, a saber, através do estabelecimento de uma economia socialista, acompanhada por um sistema educacional orientado para objetivos sociais. Numa tal economia, os meios de produção seriam propriedade da própria sociedade e utilizados de forma planificada. Uma economia planificada, que adapta a produção às necessidades da comunidade, distribuiria o trabalho a ser realizado entre todos que fossem capazes de trabalhar e garantiria o sustento de cada homem, mulher e criança. A educação do indivíduo, além de promover suas próprias habilidades inatas, tentaria desenvolver nele um senso de responsabilidade por seus semelhantes em lugar da glorificação do poder e do sucesso, como em nossa sociedade atual."

Não acredito que Einstein conhecesse a realidade dos países sob ditaduras comunistas, mas fico impressionado em ver que alguém tão excepcionalmente inteligente fosse tão ingênuo em matéria de política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário