sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Quero Liberdade (cap. VII), de Rose Wilder Lane


VII

Para cada um de nós, a resposta a essa pergunta é pessoal. Mas a resposta final não pode ser pessoal, já que a liberdade individual de escolha e de ação não pode existir por muito tempo, a não ser em meio a uma multidão de indivíduos que a escolheram e que estão dispostos a pagar por ela.


Multidões de seres humanos não o farão, a menos que sua liberdade valha mais do que custa, não apenas em valor para sua alma, mas também em termos de bem-estar geral e de futuro de seu país, o que significa bem-estar e futuro de seus filhos.

O teste do valor da liberdade pessoal, portanto, só pode ser o resultado prático dessa liberdade num país cujas instituições e modo de vida e de pensamento se desenvolveram a partir do individualismo. Só existe um país assim: os Estados Unidos da América.

Aqui, num continente novo, povos sem tradição comum fundaram esta república, baseada nos direitos do indivíduo. Este país foi o único no mundo ocidental com esta característica: foi colonizado por europeus do noroeste e sua cultura é predominantemente a deles. Para eles, a ideia de liberdade individual surgiu na história do mundo como um princípio político.

Se você pensar bem, é um fato estranho. Por que este território se tornou americano? Como aconteceu de aqueles colonos britânicos libertados da Inglaterra se espalharem por metade deste continente?

Os espanhóis estavam no Missouri antes que os ingleses chegassem à Virgínia ou a Massachusetts. Colônias francesas já eram antigas em Illinois. Minas francesas no Missouri forneciam balas para todo o mundo ocidental. Havia entrepostos comerciais franceses no Arkansas, meio século antes de os fazendeiros atirarem nos soldados britânicos em Lexington.

Por que os americanos, ao avançarem para o oeste, não encontraram um país povoado, uma colônia vigorosa para protestar na França contra a venda da Louisiana?

Este é um fato importante: os americanos eram os únicos colonos que construíam suas casas distantes umas das outras, cada um em sua terra. A América é o único país que já vi em que fazendeiros não vivem hoje em dia em aldeias agrupadas, seguras e fechadas. É o único país que conheço onde cada pessoa não sente uma solidariedade permanente, essencial a certa classe e a certo grupo dentro dessa classe. Os primeiros americanos vieram desses grupos na Europa, mas vieram porque eram indivíduos que se rebelavam contra os grupos. Cada um construiu sua casa do seu jeito, longe dos outros, no meio do mato da América. Isso é individualismo.

A diversidade natural dos seres humanos e a tendência natural do homem de avançar para o futuro como um explorador que descobre seu caminho foram libertadas naquelas colônias inglesas na costa atlântica. Homens das ilhas britânicas se precipitavam tão avidamente para a liberdade que o Parlamento e o Rei decidiram não abrir mais terra nenhuma para colonização; as estatísticas da época provam claramente que uma expansão das colônias americanas para o oeste teria despovoado a Inglaterra.

De qualquer maneira, antes que o chá fosse jogado ao mar no porto de Boston, os colonos sem lei haviam penetrado os picos e vales dos Apalaches e exploravam as terras proibidas além deles.

Ninguém planejou que esses jovens Estados Unidos algum dia cobririam metade do continente. O pensamento de Nova York e Washington estava muito aquém desse surto. Foram as energias liberadas dos indivíduos que se despejaram na direção oeste numa velocidade nunca imaginada, varrendo do mapa e subjugando assentamentos de povos mais coesos e alcançando o Pacífico no tempo em que Jefferson achou que levaria para colonizar Ohio.

Não tenho ilusões sobre os pioneiros. Meu próprio povo, por oito gerações, foi de pioneiros americanos. Quando criança, se eu recordasse com orgulho demais uma ancestralidade mais velha que Plymouth, minha mãe me lembraria de um tio-bisavô preso por roubar uma vaca.

Os pioneiros não eram, de maneira nenhuma, os melhores da Europa. Em geral, eram desordeiros das classes mais baixas. A Europa ficou feliz em se livrar deles. Não trouxeram grande inteligência ou cultura. Seu maior desejo era fazer o que bem entendessem e não eram idealistas. Quando não podiam pagar suas dívidas, fugiam de um dia para outro. Quando suas maneiras, hábitos pessoais ou opiniões normalmente ignorantes e expressas em voz alta ofendiam os bem-nascidos, comentavam: “É um país livre, né?” Uma frase que usavam bastante era “livre e independente”. Também diziam: “Vou experimentar cada coisa uma vez” e “Claro, vou arriscar a sorte!”.

Eram especuladores desenfreados; jogavam com terra, peles, madeira, canais e assentamentos. Vendiam cidades inteiras que ainda não existiam e que, na maioria das vezes, nunca se materializavam. Eram camponeses ignorantes, exploradores, professores e advogados autodidatas, políticos fanfarrões, impressores, lenhadores, ladrões de cavalos e de gado.

Cada um estava lá para conseguir o que pudesse para si mesmo e que o diabo levasse quem vinha atrás. Em qualquer situação de adversidade, era cada um por si; havia piedade humana e bondade, mas nem sinal de espírito de comunidade. O pioneiro tinha um senso para os cavalos, um senso para as cartas e um senso de dinheiro, mas nem uma partícula de senso social. Os pioneiros eram individualistas. E aguentaram o tranco.

Esse era o material humano da América. Não é o que se escolheria para fazer uma nação ou um caráter nacional admirável. E os americanos de hoje são o povo mais descuidado e sem lei que existe. Também somos o povo mais imaginativo, mais temperamental e mais infinitamente variado. Somos o povo mais bondoso da terra; bons uns com os outros todos os dias e reagimos com solidariedade a qualquer rumor de desgraça. É só na América que os carros param para emprestar um macaco a um estranho. Só os americanos fizeram milhões de pequenos sacrifícios pessoais para despejar prosperidade em todo o mundo, aliviando o sofrimento em lugares tão distantes como a Armênia e o Japão.

Em toda parte, em lojas, ruas, fábricas, elevadores, estradas e fazendas, os americanos são o povo mais amigável e cortês. Existe mais riso e mais música na América que em qualquer outro lugar. São alguns dos valores humanos que nasceram do individualismo enquanto o individualismo criava esta nação.

http://www.libertarianismo.org/index.php/biblioteca/234-rose-wilder-lane/1074-quero-liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário