sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher - Três Mulheres que Inspiraram o Movimento Libertário Moderno


Ainda vou traduzir o artigo todo*, mas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, aqui vai o início de um texto de Jim Powell, de 1996, sobre Rose Wilder Lane, Isabel Paterson e Ayn Rand, que me levou a ler os livros das duas primeiras.

«A liberdade estava em pleno retrocesso no início dos anos 40. Tiranos oprimiam ou ameaçavam povos em todos os continentes. Intelectuais ocidentais lavavam a reputação de assassinos em massa como Joseph Stalin, e governos ocidentais expandiam seu poder com planejamento central no estilo soviético. Cinquenta milhões de pessoas foram mortas na guerra que assolou a Europa, a África e a Ásia. Os Estados Unidos, aparentemente a última esperança para a liberdade, foram empurrados para ela.

Autores americanos estabelecidos que defendessem a liberdade eram uma espécie em extinção. H. L. Mencken havia deixado a política amarga para escrever suas memórias, enquanto outros como Albert Jay Nock e Garet Garret estavam atolados em pessimismo.

Em meio ao pior dos tempos, três mulheres corajosas expulsaram o medo. Ousaram declarar que o coletivismo era nocivo. Tomaram o partido dos direitos naturais, a única filosofia que fornece uma base moral para a oposição à tirania em qualquer lugar. Louvaram o antiquado e envelhecido individualismo. Previram um futuro em que as pessoas poderiam ser livres outra vez. Expressaram um alegre otimismo que inspiraria milhões.

Todas eram outsiders que superaram começos difíceis. Duas eram imigrantes. Uma nasceu no território de fronteira, que na época ainda não era parte dos Estados Unidos. Lutaram para ganhar dinheiro como escritoras em mercados comerciais dominados por adversários ideológicos. Todas quebraram financeiramente uma vez ou outra. Passaram por sofrimentos com homens – uma permaneceu num casamento que se tornou estéril e duas outras se divorciaram e nunca se casaram novamente.

Essas mulheres que tiveram origens tão humildes — Rose Wilder Lane, Isabel Paterson e Ayn Rand — publicaram obras-primas no mesmo ano, 1943: A Descoberta da Liberdade (The Discovery of Freedom), O Deus da Máquina (The God of the Machine) e A Fonte (The Fountainhead), respectivamente. Relembra o jornalista John Chamberlain que elas, “com desdenhosos olhares de relance para a comunidade de negócios masculina, decidiram reacender a fé numa antiga filosofia americana. Não havia entre elas nenhuma economista. Nenhuma delas era Ph.D.” Albert Jay Nock declarou que “elas fazem todos nós escritores homens parecermos dinheiro Confederado. Elas não se confundem nem perdem tempo — cada tiro vai direto ao centro do alvo.”»

http://www.fee.org/the_freeman/detail/rose-wilder-lane-isabel-paterson-and-ayn-rand-three-women-who-inspired-the-modern-libertarian-movement#axzz2Mzm2wxs1

* Já traduzi o artigo. Está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário