sábado, 14 de setembro de 2013

O Deus da Máquina, capítulo X

O capítulo X de O Deus da Máquina (A Economia da Sociedade Livre), começa com uma crítica ao marxismo e à dialética de Hegel. Isabel Paterson lembra diversos casos de erros científicos involuntários, como os quatro elementos ou o flogisto, que impediram por muito tempo o avanço do conhecimento em determinadas áreas. No entender dela, o marxismo é um erro voluntário, uma manipulação da linguagem que gera conceitos vazios de significado, simplesmente para confundir o interlocutor.

Marx chama a sociedade capitalista de contrato de sociedade de classes. Isabel afirma que essa é a verdadeira sociedade sem classes. O "capital" e o "trabalho" não são classes, e não podem lutar entre si. Onde houve lutas de classe verdadeiras, como revoltas camponesas contra nobres, isso nunca produziu mudanças duradouras.

A invenção do maquinário produtivo e seu uso contínuo só são compatíveis com a liberdade política e econômica. Funcionando continuamente por um século, essas inovações elevaram o padrão de vida dos trabalhadores para um nível que seria considerado fabuloso pelos senhores medievais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário