sexta-feira, 27 de junho de 2014

Cem Anos do Assassinato do Arquiduque Francisco Fernando e da Duquesa Sofia

No dia 28 de junho de 1914, o Arquiduque Francisco Fernando (em alemão, Franz Ferdinand), herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a Duquesa Sofia de Hohenberg, foram assassinados em Sarajevo. Esse atentado deflagrou a Primeira Guerra Mundial.

O crime foi planejado pelo coronel sérvio Dragutin Dimitrijević, que liderava o grupo terrorista Mão Negra. Ele recrutou um grupo de nacionalistas sérvios, quase todos jovens estudantes, e deu a cada um deles uma pistola ou uma bomba para atirarem contra o carro do Arquiduque. Deu também uma cápsula de cianeto, para que se suicidassem depois do atentado. Os terroristas eram Muhamed Mehmedbašić, Vaso Čubrilović, Nedeljko Čabrinović, Cvjetko Popović, Gavrilo Princip e Trifko Grabež. Čabrinović, Princip e Grabež eram tuberculosos e acreditavam ter pouco tempo de vida.

O Arquiduque e sua esposa estavam em visita a Sarajevo. Seu carro passou por Mehmedbašić e por Čubrilović, que não conseguiram atacá-lo. Quando a comitiva se aproximou de Nedeljko Čabrinović, o terrorista lançou sua granada. O artefato bateu no capô do carro, mas demorou um pouco a explodir. Acabou destruindo o carro seguinte e ferindo cerca de vinte pessoas. O motorista do Arquiduque acelerou e eles passaram incólumes pelos outros três conspiradores.

Muhamed Mehmedbašić Vaso Čubrilović Nedeljko Čabrinović Cvjetko Popović Trifko Grabež
Nedeljko Čabrinović tentou se suicidar tomando a pílula de cianeto e se jogando no Rio Miljacka. O veneno apenas o fez vomitar e o rio tinha menos de vinte centímetros de profundidade. Foi preso pela polícia depois de quase ser linchado.

Gavrilo Princip
Depois de ser recebido na Prefeitura, o Arquiduque decidiu visitar no hospital as vítimas do atentado, contrariando a orientação dos responsáveis por sua segurança. No caminho de volta, a comitiva errou o caminho e entrou em uma rua não prevista. Percebendo o erro, tentaram manobrar para voltar. Gavrilo Princip estava exatamente nesse ponto e disparou sua arma, atingindo o Arquiduque e a Duquesa.

Os participantes do atentado foram presos. Os executores foram condenados a penas de prisão. Os mandantes foram condenados à forca ou ao fuzilamento e executados. Čabrinović, Princip e Grabež morreram de tuberculose na prisão, antes do final da guerra.

Francisco Fernando não era filho do Imperador Francisco José, era sobrinho. Tornou-se o herdeiro do trono porque o príncipe herdeiro Rodolfo de Habsburgo, seu primo e único filho homem do Imperador, morreu em circunstâncias nebulosas, em sua estação de caça em Mayerling, em 1889. A versão oficial é de que o príncipe, de 30 anos, cometeu suicídio depois de matar sua amante, a Baronesa Maria Vetsera, de 17 anos.

Coronel Dragutin Dimitrijević

Nenhum comentário:

Postar um comentário