domingo, 31 de agosto de 2014

O Incidente Gleiwitz

Placa comemorativa do Incidente Gleiwitz
Estação de Rádio de Gliwice
- Local da provocação nazista
31 de agosto de 1939
Há exatos 75 anos, em 31 de agosto de 1939, forças nazistas atacaram uma estação de rádio alemã, em Gleiwitz, simulando uma agressão polonesa. Esse foi o pretexto para a invasão à Polônia no dia seguinte, que desencadeou a Segunda Guerra Mundial.

O que se sabe hoje sobre o Incidente Gleiwitz baseia-se principalmente no depoimento de Alfred Naujocks nos Julgamentos de Nuremberg. Ele confessou ter organizado a operação por ordem de Reinhard Heydrich, chefe do Gabinete de Segurança do Reich, e Heinrich Müller, chefe da Gestapo. Naujocks foi solto após os julgamentos e morreu em 1966.

Alfred Naujocks, o chefe da operação
Na noite de 31 de agosto, um pequeno grupo de agentes alemães vestidos com uniformes poloneses e liderados por Naujocks tomou a rádio Sender Gleiwitz e divulgou uma curta mensagem antigermânica em polonês. Para tornar o ataque mais convincente, levaram com eles Franciszek Honiok, um alemão simpatizante dos poloneses que havia sido preso pela Gestapo. Honiok foi morto no local e seu corpo deixado lá, para parecer que havia tomado parte no ataque.

Na manhã seguinte, 1º de setembro de 1939, a Alemanha lançou a operação Fall Weiss, invadindo a Polônia pelo norte, sul e oeste. Os poloneses resistiram bravamente até 17 de setembro, quando o leste foi invadido pelos soviéticos. Nos primeiros dias, os alemães sofreram grandes perdas, incluindo uma divisão inteira de blindados, milhares de soldados e um quarto de sua força aérea. Depois da invasão soviética, a situação polonesa ficou insustentável. Porém, os poloneses jamais se renderam oficialmente. A resistência polonesa foi um dos maiores movimentos de luta contra os nazistas em toda a Europa ocupada.

Franciszek Honiok, a primeira vítima
da guerra
Os poloneses acabaram sendo traídos pelos aliados e o país terminou a guerra como um satélite da União Soviética. A Polônia só terminou de lutar a Segunda Guerra Mundial em 4 de junho de 1989, quando eleições gerais terminaram com o governo comunista do general Jaruzelski.

Instalações da Sender Gleiwitz

Militares nazistas e soviéticos se cumprimentam
 após a Invasão da Polônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário