quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ciclofascismo assassino

A vítima desta segunda-feira, Florisvaldo Carvalho da Rocha, entre o prefeito e o secretário dos Transportes.


Na segunda-feira, 17 de agosto, o aposentado Florisvaldo Carvalho da Rocha, de 78 anos, morreu atropelado por uma bicicleta sob o Elevado Costa e Silva, o Minhocão. No dia anterior, Tiago Oliveira Pimentel, de 9 anos, foi atropelado na ciclovia da Avenida Bento Guelfi e morreu.

É evidente que os dois acidentes devem ser investigados. Porém, os dois casos são tragédias esperadas e anunciadas. A ciclovia da Av. Bento Guelfi era conhecida como “ciclovia da morte” desde sua construção, mesmo que ninguém houvesse morrido lá, porque foi feita no meio de uma avenida movimentada sem canteiro central e sem proteção adequada aos ciclistas. A ciclovia sob o Minhocão tirou o espaço dos pedestres. Os ciclistas passam por pontos de ônibus e não fica claro qual é o espaço de cada um. Dez dias depois de sua inauguração, ocorre essa tragédia.

O ciclofascismo desta administração está apresentando sua face assassina. Não sei por que o Ministério Público ainda não mandou interditar essas duas armadilhas em forma de ciclovia. O prefeito Fernando Haddad e o secretário dos Transportes Jilmar Tatto precisam ser processados por homicídio com dolo eventual. Afinal de contas, assumiram o risco de expor os cidadãos à possibilidade de morrerem atropelados em ciclovias mal planejadas, instituídas apenas para satisfazer às suas obsessões.

A cidade está sendo submetida diariamente a medidas autoritárias e sem sentido, com as sacolinhas plásticas, com as ciclovias e ciclofaixas, com a redução de velocidade em todos os tipos de vias, com faixas exclusivas de ônibus que não têm ônibus. Nada obedece a um critério técnico ou racional. O prefeito parece estar em campanha para convencer os paulistanos a nunca mais votar no PT para nada.

Procurei por fotos do garoto Tiago Oliveira Pimentel. Não achei nada. Não consegui nem saber se ele estava a pé ou de bicicleta quando foi atropelado. Tenho a impressão de que o assunto não chamou a atenção da imprensa. Será que estou enganado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário